sábado, 24 de março de 2012

A psicanálise, de que trata?


Pergunta complexa para ser respondida em algumas poucas linhas.É algo singular. Cada um vivencia uma análise a seu modo, sempre único. Afinal, somos o que somos!
Cada ser humano que se propõe a se analisar, com certeza, terá uma jornada de trabalho. Uns querem alguém que lhes diga o que são, como são. Como cada um busca um saber de si vai depender das singularidades. Fazer análise tem relação com saber de si.

O que é saber de si? Para cada um pode ser uma coisa. Por exemplo, a pessoa pode descobrir coisas que gosta. Parece tão simples, mas muitos não sabem. Pode descobrir o que sente em relação à própria história, aos outros. Alguém pode descobrir que aquele sintoma/ sofrimento tem relação com uma fala do pai ou da mãe. Pode-se descobrir o que significa aquela insônia, aquela crise de pânico, um sentimento de alegria em um momento inoportuno, que significa uma insatisfação constante.

Uma análise oferece a possibilidade de  um ser humano fazer inúmeras descobertas! Mas, de que servem? Para quê? Porque saber mais de si? Em que isso ajuda meu sofrimento?

O saber de que se trata em uma análise é um saber do inconsciente. Essa espécie de “entidade” que é o inconsciente nós incorporamos em alguns atos. Por exemplo quando nos perguntamos porque fizemos tal coisa, porque somos tão incoerentes. Porque sofremos com coisas que julgamos muitas vezes desnecessárias?
O inconsciente nos “atravessa”. Ele se manifesta na nossa fala, nos nossos sonhos, nos nossos chistes, ele está sem ser visto. Ele nos causa sofrimentos porque muitas vezes nos faz querer coisas que racionalmente, não queremos. Aí começam os sofrimentos. Conflitos.

O tratamento psicanalítico ajuda o sujeito se relacionar melhor com a angústia. A pessoa saberá mais não só do que sofre, mas também, do que realmente deseja! Isso é muito! Quantos de nós não sabemos para onde vamos? Saber o que nos causa, o que nos faz sair do lugar é um ganho qualitativo para a vida! É a chance de não paralisação na vida!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Caso deseje se manifestar, por favor, fique à vontade.